Como Obter Medicamentos de Alto Custo e Essenciais pelo SUS em Minas Gerais
O acesso a medicamentos de alto custo pelo SUS é fundamental para muitos pacientes. Em Minas Gerais, a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEMG) e o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) são pilares para a distribuição gratuita de medicamentos para doenças específicas.
Os medicamentos são divididos em 3 grupos, chamados de componentes.
Medicamentos do Componente Básico – CBAF
Os medicamentos básicos são aqueles destinados à Atenção Primária à Saúde, ou seja, aqueles obtidos nos postos de saúde e nas farmácias públicas municipais, e são destinados ao tratamento de condições como a pressão alta, diabetes e infecções.Eles são adquiridos, em sua maioria, pelos próprios municípios com ajuda financeira do estado e do Ministério da Saúde.
Medicamentos do Componente Especializado – CEAF
Medicamentos utilizados em sua maioria no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico, com custo unitário elevado. Os critérios diagnóstico, tratamento e monitoramento das doenças contempladas no CEAF estão definidos em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde
Medicamentos do Componente Estratégico – CESAF
Os medicamentos distribuídos pelo componente estratégico são aqueles utilizados para prevenir, tratar e controlar doenças que podem afetar significativamente uma certa região ou população vulnerável, com impacto epidemiológico e socioeconômico. O grupo engloba um conjunto de medicamentos utilizados para o tratamento de doenças contempladas em programas específicos do Ministério da Saúde.
O que é o CEAF ?
O CEAF foi regulamentado pela Portaria GM/MS nº 2.981/2009 e disponibiliza medicamentos de alto custo para tratamentos específicos que seguem protocolos clínicos definidos. Essa iniciativa garante o acesso a terapias que são essenciais para pacientes com doenças crônicas e complexas.
Como Solicitar Medicamentos pelo CEAF:
- Consulta Médica
- Documentação Necessária:
- Entrega dos Documentos:
- Acompanhamento e Reavaliação: Relação Estadual de Medicamentos (REMEMG)
Tem também REMEMG é uma lista que orienta quais medicamentos são disponibilizados pelo estado e inclui remédios para diversas condições de saúde, divididos em três componentes: Básico, Especializado e Estratégico.
- Componente Básico: Inclui medicamentos para tratar problemas de saúde mais comuns e são fornecidos pelos municípios.
- Componente Especializado: Medicamentos de alto custo para doenças complexas, regulamentados pelo CEAF.
- Componente Estratégico: Voltado para doenças que exigem controle em saúde pública, como tuberculose e HIV.
Orientação Jurídica
Caso o medicamento necessário não esteja disponível ou você enfrente dificuldades, é possível recorrer à orientação jurídica para garantir seu direito à saúde, inclusive com ações judiciais se necessário. Nosso escritório está pronto para te ajudar a entender e acessar os medicamentos que você precisa.
Hoje o processo judicial é eletrônico em todo País
Escritório especializado em direito previdenciário
💊❌ Entre em contato conosco!
Se o seu plano de saúde negou o fornecimento de um medicamento de alto custo por não estar no rol da ANS
Nossa equipe está pronta para lutar pelos seus direitos a Saúde e garantir que você receba o tratamento necessário! 🤝
📞 34-98425-1763 / 📞 34-3225-2800
🌐 Atendemos todo Brasil Online e Presencial em Uberlândia MG
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como conseguir medicamentos de alto custo pelo SUS.